Em Outubro de 2017, nós realizamos nosso primeiro SIMULADO do TOEFL. Nosso objetivo maior foi o de proporcionar aos nossos alunos a vivência de um teste que é pra lá de famoso e que traz muitas dúvidas por não sabermos exatamente o que envolve.

Então, a pergunta é: “O que é o TOEFL”?

Para responder a esta questão, resolvemos montar um artigo sobre os exames de proficiência em Inglês! Assim, esperamos que se divirtam e se animem para testar seus conhecimentos e conquistar um certificado internacional!

 

O que são Exames de Proficiência?

 

Os exames de Proficiência atestam o seu conhecimento no idioma, avaliando a sua capacidade de se comunicar por meio da escrita, fala, audição e leitura em ambientes específicos. Alguns deles são mais acadêmicos como o TOEFL e o Ielts Academic, enquanto outros são mais voltados para a área de Business como o TOEIC e o IELTS General Training. É relevante mencionar que há o Certificado Internacional de Cambridge que é dividido por níveis de conhecimento da língua.

 

Por que eu deveria fazer um Exame de Proficiência?

 

Se você quer entrar em uma universidade no exterior, ou se deseja conquistar uma oportunidade de trabalho lá fora ou até mesmo uma melhor colocação no Brasil, uma certificação internacional será, sem sombra de dúvida, o seu diferencial. Além de ser exigido em instituições de ensino superior para graduação, mestrado ou doutorado, entre outros cursos, algumas empresas também exigem essa comprovação do idioma seja no momento da contratação ou para uma promoção.

 

O TOEFL É O ÚNICO?

 

Como já visto acima: Não! O TOEFL é apenas um dos vários testes que avaliam um falante estrangeiro!

Além dele, nós temos provas como o Toeic, Ielts e os Exames de Cambrige (KET, PET, FCE, CAE e CPE).

Quer saber um pouquinho mais sobre cada uma delas?

Então, vamos lá!

 

TOEFL

 

“O teste TOEFL é o teste de língua inglesa mais amplamente respeitado no mundo, reconhecido por mais de 10.000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países, incluindo Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Independente de onde você queira estudar, o teste TOEFL pode ajudá-lo a chegar lá.” (www.ets.org/pt/toefl)

O TOEFL combina as quatro habilidades da língua e as avalia em uma prova com questões de Writing, Reading, Listening e Speaking. A prova dura aproximadamente 3 horas, incluindo um breve intervalo e, para que você execute tudo em um tempo apropriado, especialistas indicam que cada questão seja feita em três minutos!

A dificuldade pode parecer grande, mas a recompensa vale a pena!

Existem Centros Aplicadores desta prova em São Carlos, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, entre outros lugares!

Ainda no âmbito acadêmico, o IELTS Academic também se destaca, mas, diferente do TOEFL, a prova do IELTS é voltado para o inglês britânico, porém possui a validade de dois anos, assim como o TOEFL e é organizado pelo British Council, IDP: IELTS Australia e pelo Cambridge English Language Assessment.

Neste caso, basta você decidir para onde deseja aplicar e mergulhar nas oportunidades!

 

For Business

 

Assim como o TOEFL e IELTS Academic, o TOEIC é um teste que mede a competência do candidato quanto à língua, porém, em contra partida, ele é mais apropriado quando se trata de conseguir um cargo em uma multinacional ou empresas que exigem esse exame para oferecer uma promoção!

Veja abaixo as pontuações e o que elas dizem a respeito de cada nível. Notar que essas informações são referentes a 2012, portanto podem ter sofrido alguma alteração.ontuação

Nível

Descrição

890-990

Proficiente

Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional demonstra ter conhecimento o suficiente para negociar acordos e contratos com falantes nativos da língua inglesa. Ocupam cargos de Presidência e Alta Diretoria das Empresas.

700-885

Avançado

Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional apenas contribui nas negociações de acordos e contrato com organizações e empresas que utilizam o inglês. Não possuem, porém, a autoridade final para o fechamento de negócios com falantes nativos da língua inglesa. Ocupam Cargos de Alta Gerência e Diretoria.

610-695

Pós-Intermediário

Profissionais que participam ativamente em reuniões com empresas e organizações que utilizam o inglês. Ocupam cargos de Média Gerência.

420-605

Intermediário

Profissionais que acompanham e apóiam outros profissionais da empresa que representam. Neste nível, o papel do profissional é apenas o de acompanhar outros membros com inglês mais fluente. Ocupam cargos de Assistência a Gerentes.

210-415

Pré-Intermediário

Profissionais que, com a ajuda de recursos gramaticais/lexicais, têm contato ocasional e de curto prazo com falantes nativos da língua inglesa. De certa forma, apenas dão boas vindas aos visitantes (pessoalmente ou por telefone) e trabalham na redação/leitura de e-mails e correspondências em geral.

*quadro de pontuação referente a 2012. Pode ter sofrido alterações.

 

Como vocês podem notar, os níveis de conhecimento definem os cargos dentro de uma organização, bem como a definição do que o indivíduo é capaz e está pronto para realizar em outra língua.

Esse teste se utiliza do inglês americano para sua realização e, por mais que isso possa parecer assustador para os estudantes do inglês Britânico, você não precisa se preocupar! Essa prova é muito focada no Listening e no Reading, e é muito comum que os participantes se deparem com conversações com diferentes sotaques, como o sotaque australiano e o britânico!

Para aqueles que desejam saber um pouco mais sobre o conteúdo da prova, ela se baseia em questões sobre o mundo corporativo, como viagens, reuniões e diálogos empresariais, que podem incluir assuntos como marketing, finanças, recrutamentos, base salarial, entre outros assuntos!

Assim como vários outros testes, o TOEIC tem uma expiração de dois anos, após esse período, ele perde a validade, e o candidato deverá refazer a prova comprovar seu nível no idioma!

Se você procura uma vaga no mercado de trabalho, o TOEIC é a chave para a porta de entrada!

 

Exames do Cambridge

 

As provas de proficiência da Cambridge, em contra partida, são divididas por níveis de conhecimento, são eles:

– KET (Cambridge English Key): Avalia sua capacidade de se comunicar em situações simples.

– PET (Cambridge English Preliminary): Avalia sua capacidade de se comunicar em situações do dia a dia.

– FCE (Cambridge English First): Avalia se o candidato tem conhecimento para viver e trabalhar no exterior.

– CAE (Cambridge English Advanced): É aceito por várias instituições de ensino e empresas. CAE comprova que o candidato atingiu o nível Advanced na língua inglesa.

– CPE (Cambridge English Proficiency): Esse teste comprova que você se mestrou no conhecimento da língua, e já consegue se comunicar com fluência e sofisticação, tal qual um falante nativo.

 

Cambridge Exams para as crianças

 

Não pensem que as crianças estão de fora! Também há testes internacionais que avaliam o desempenho infantil! Veja abaixo os três exames de Cambridge que medem o conhecimento dos kids:

YLE Starters

YLE Movers

YLE Flyers

Como você pode observar, existem várias possibilidades. Escolha a certificação internacional que mais se adequa à sua realidade, encontre o centro de aplicação mais próximo de você e mergulhe nesse universo de Idiomas!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário