Olá, eu sou a Hana da Tunísia e falo 4 línguas: árabe, francês, inglês, e um pouco de português
Hoje eu vou falar da importância de se conhecer e entender diversos idiomas.
Todo mundo sabe que hoje em dia as línguas são importantes para escolhas e pesquisas no mundo do trabalho, além de nos conectar a outras culturas e expandir nosso conhecimento de mundo.
Um primeiro ponto: porque as pessoas tem dificuldade de aprender?
No geral, nós temos vergonha de falar coisas “erradas”.
Porque as pessoas julgam.
Porque nós focamos em conhecer todas as palavras que as pessoas falam e não temos paciência.
Para aprender qualquer língua nós precisamos praticar devagar e, sem erros nós não podemos aprender. Quando nós aprendemos uma língua, entender o contexto é melhor do que focar em traduzir todas as palavras, mesmo porque, cientificamente, fazer 100% de tradução de uma língua para outra é impossível. Tem palavras no português que não existe em outra língua, portanto cada língua tem algo específico dela.
No segundo ponto:
Aprender língua é uma porta para outra cultura, outra perspectiva de mundo.
Quando falamos outra língua, nós aprendemos outra cultura, outra maneira de viver. Por exemplo, tem uma tribo chamada Thayore na Austrália que sabe qualquer direção, aonde é o norte leste, oeste, sul, etc…
Vamos fazer uma experiência: fechem seus olhos e aponte a direção Norte. Abram seus olhos. Ninguém sabe. É difícil para nós sabermos isso mas para essa tribo é muito fácil.
Quando nos encontramos, nós falamos “olá, bom dia, tudo bom?”, eles falam onde eles vão. Por exemplo “eu vou para nordeste”, outro vai falar “eu vou para noroeste.”
Cada língua que nós aprendemos muda nossa mente, muda nossas perspectivas de como podemos crescer enquanto seres humanos e expandirmos nosso conhecimento.
Terceiro ponto: “Aprender diferentes línguas nos ajuda a conhecer pessoas de diferentes locais através do mundo”
No final eu gostaria de concluir com o swguinte pensamento:
Quando você se comunica com uma pessoa em um idioma alternativo, você estimula sua mente, mas quando você articula a língua nativa dela, vibra sua alma!!! E isso é fantástico.