Além do suador, as palavras que você sabe (ou, pelo menos, sabia até um segundo atrás) somem da sua cabeça, te dá branco e as que ficam não saem como deveriam sair?
Parece que você tem uma batata na boca? E no fim você se decepciona e fica frustrado com você mesmo por não conseguir falar e expresser as suas ideias?
Se essa pessoa aí em cima é você, continue lendo essa história pois essa também ERA eu.
É isso que acontecia comigo toda vez que eu encontrava um estrangeiro na empresa aonde eu trabalhava. E detalhe, eu já falava inglês fluentemente. Mas o nervosismo, medo de errar e o perfeccionismo não me permitia falar direito, me travava e eu ficava decepcionada por parecer não saber inglês.
Imagino que essa cena é bem comum e, muitas vezes achamos que é o problema é o inglês, mas o buraco é mais embaixo. O fato é que controlar nossos medos e sentimentos é algo que exige bastante esforço.
E se eu te disser que o mais difícil é o início da conversa? Depois de 5 minutos você consegue o controle da situação. Mas se nesses 5 minutos você desistir, não terá a oportunidade de praticar e ir além. Então a primeira dica é: Aguente os primeiros 5 minutos.
E aqui vai a segunda dica: deixe umas frases prontas para começar uma conversação. Repita essas frases o suficiente pra você gravar na sua memória sem esquecer mais. Quer exemplos? Claro:
Imagine a cena: você trombando em algum lugar com um estrangeiro (na empresa, no ônibus, em uma loja, bar, etc) e tendo a oportunidade de puxar uma conversa.
Hi! How are you? – Oi, Como está?
My name is …. – Meu nome é …
Glad to meet you – uma variação do nice to meet you para aprendermos opções e não ficar só no mesmo nice to meet you
Glad to meet you, too. – nice to meet you, too.
Long time no see – quanto tempo
Did you have a safe flight? – Fez uma boa viagem?(em português não é comum perguntar se fez uma viagem segura, certo?, mas em inglês sim.
It’s a beautiful day today, isn’t it? – Está um dia lindo, não está? ou está um dia lindo, né?
Where are you staying? Aonde você está ficando? (hotel, AirBnB, etc)
Are you enjoying the hotel? – está gostando do hotel?
Are you enjoying the city? – está gostando da cidade?
How did you come to the company? – Como você veio pra cá? A resposta pode variar entre taxi, uber, carona, de carro, de metro.
Pronto! Tenho certeza que você será bem sucecido.
Ah aproveito para dizer que é importante você deixar o medo de errar e o perfeccionismo pra lá. Comece a reparar que nem o português é falado com 100% de perfeição mesmo por nativos. E falar igual a um nativo Americano ou Britânico é praticamente impossível e não tem necessidade. O importante, acima de tudo, é se comunicar.
Espero que essas dicas te ajudem de alguma forma a se sentir mais segura ou seguro e a soltar a língua.
Cheers!
Teacher Glauce Biagio
Cheers Language School