Para todos que adoram um bom filme, um dos melhores, e mais marcantes cenários já vistos, com toda certeza, é a bela Londres. Seja em filmes antigos, onde a definição das filmagens ainda não era tão boa, até os filmes mais atuais, onde podemos ver com riqueza de detalhes cada um dos pontos de cor e contraste.
E, se o seu destino para a Inglaterra está cada vez mais próximo, por que não conhecer alguns filmes que retratam a terra da Rainha Elizabeth, e descobrir não somente novos pontos turísticos, mas também aprender um pouco mais sobre o sotaque britânico.
– Harry Potter
Além de ser um renomado best-Seller da brilhante autora J.K Rowlling, a franquia de filmes, Harry Potter, já retratou muitos espaços de Londres, mesmo dividindo tempo de tela com paisagens da Escócia, e a famosa Tela Verde para a edição final.
Quem nunca ouviu falar da famosa Plata
forma 9 ¾? Ela pode não existir, mas a estação de trem de King’s Cross existe e, após o fenômeno que Harry Potter se tornou, foi implantado na estação um mural representativo da Plataforma para o mundo Bruxo onde os fãs se reúnem aos milhares para capturarem o momento mágico!Se você é fã deste mundo maravilhoso, a Estação de King’s Cross é parada obrigatória!
– O discurso do Rei
A monarquia Britânica sempre foi algo muito longínquo da realidade de muitos brasileiros e até mesmo do próprio povo inglês, e, com a adaptação cinematográfica da história do rei George VI, o pai da rainha Elizabeth II, descobrimos que nem tudo dentro do palácio de Buckingham é um mar de rosas.
Estrelado por lendas do cinema, como Collin Firth, Helena Bonham Carter, Geofrey Rush, com a direção de Tom Hooper, esse drama nos insere em uma Londres caótica, recém-saída da guerra e sofrendo com os reflexos da Revolução Industrial.
Em vários momentos o filme nos deixa com uma vontade enorme de mergulhar dentro do cenário e, mais especificamente, no Palácio de Buckingham, conhecido por nós carinhosamente como a Casa da Rainha!
A arquitetura do local não é muito explorada, mas os locais em que passamos nos atiçam a curiosidade de saber um pouco mais sobre cada lugar! O palácio é a morada de reis e rainhas há séculos, e sua arquitetura chama a atenção, além de ser um colírio para os olhos de quem adora fotografia!
O interior da Casa da Rainha pode ser visitado em algumas ocasiões, principalmente no verão, quando a Rainha Elizabeth se retira para seu “chalé” de verão e desfruta do clima mais ameno! No inverno, a família real permanece no Palácio, então é bem mais difícil que seja aberto ao público.
Outra atração turística pra lá de essencial é a troca da guarda que ocorre no Palácio. Vale a pena visitar: ocorre todos os dias às 11:30h de Maio a Julho.
– Um lugar chamado Notting Hill
A comédia romântica de Julia Roberts e Hugh Grant foi sucesso de bilheteria, além de receber variados prêmios no BAFTA, Globo de Ouro, e Satellite Awards, conquistou o coração dos críticos e dos telespectadores.
Um Lugar Chamado Notting Hill acontece do jeito mais impossivelmente perfeito do mundo. Os personagens de Julia Roberts e Hugh Grant não tinham nada a seu favor para se encontrarem e, por um golpe do destino eles acabam juntos, vivendo aquele roteiro tão conhecido e clichê, mas, se o clichê não funcionasse, não estaríamos tão apegados a ele!
Cheio de idas e vindas, esse lindo romance além de nos colocar no clima da amada Londres, e nos apresentar os conflitos culturais entre americanos e Ingleses, também nos cativa de forma inesperada e nos faz desejar que no fim o casal fique junto!
Por ter sido em um cenário quase que completamente real, o bairro de Notting Hill, temos muitas opções de onde visitar! Uma das mais pedidas para os fãs do filme, é a Porta Azul!
A porta Azul é, no filme, a porta da casa do apartamento onde Will mora com seu colega de quarto, e, por conta do sucesso, os donos da casa decidiram pintá-la de preto, para que os turistas parassem de visitar a casa e fotografá-la! Felizmente, após algum tempo, eles mudaram de ideia e a porta azul voltou, para a alegria geral da nação!
Além desse ponto icônico, todo o bairro é uma experiência à parte, com as feirinhas, o comércio e a cultura que parece transpirar uma história muito diferente da nossa! É um local mágico que merece ser visitado! Procure também pela PortoBello Road Market in Notting Hill.
-Sherlock Holmes
Os livros de Arthur Conan Doyle, com toda certeza, encantaram e continuam encantando pessoas de todo mundo, e com a recente adaptação de sua obra para o cinema, com o papel principal sendo de Robert Downey Júnior, Sherlock Holmes volta aos holofotes da cultura pop!
Em meio a tramas, mistérios e crimes que parecem sem solução, Sherlock Holmes conquistou uma fama notável e, como forma de homenagear um dos maiores detetives da ficção, foi criado o Museu de Sherlock Holmes, na Baker Street número 221 B, o exato local onde sua casa fica descrita nos livros!
Para os amantes de literatura, ou curiosos de plantão, o museu é um lugar que cheira à cultura, e você pode se deleitar com a arquitetura antiga e a decoração retrô, que preserva a experiência de entrar em um verdadeiro túnel do tempo!
Além disso, o metrô da Baker Street nos leva direto para o Madame Tussauds, um museu de cera famosíssimo que possui figuras ilustres dentre suas esculturas! A Rainha, Michael Jackson, Adele, One Direction e muitas outras personalidades já foram eternizadas pelo museu de cera! Com toda certeza você vai amar e levar para casa ótimas recordações!
-Invasão a Londres
“Com a morte misteriosa do primeiro-ministro britânico, a presença dos líderes mundiais no seu funeral é indispensável, tornando o evento uma ótima oportunidade para destruir grandes monumentos e assassinar os governantes mundiais. É o que acontece, mas, com sorte e a ajuda de Mike Banning (Gerard Butler), o presidente dos EUA Benjamin Asher (Aaron Eckhart) consegue escapar. Responsável pelo ataque, um dos terroristas mais procurados do mundo não se dá por vencido e, enquanto Benjamin luta pela sobrevivência, o vice-presidente Trumbull (Morgan Freeman) se esforça para derrotar o criminoso”.
Se a sinopse oficial do filme já nos choca, imagine quando uma Londres em chamas foi exibida nas telonas? Cartazes e mais cartazes exibiam o Big Bang em chamas, o palácio de Buckingham reduzido a uma tocha, e isso causou um alvoroço e tanto!
Nós cruzamos os dedos para que uma atrocidade dessas jamais aconteça, e, para tirar um pouco da aflição de ver toda a cidade reduzida a cinzas, você precisa visitar o Big Bang, e dar uma voltinha pelo palácio para ver a troca de Guardas (uma vez que já comentamos que nem sempre se poderá adentrar a casa da Rainha)!
E aí, gostou do nosso top 5? Esperamos que ele tenha te deixado ainda mais animado para viajar para Londres em 2018! Junte os amigos, a família e seu bichinho de estimação, e embarque nas aventuras cinematográficas que irão te deixar ainda mais ansioso para o grande dia!
E, se você ainda não decidiu se vai ou não mergulhar nessa aventura, quem sabe os lindos cenários e histórias não o convençam a mudar de ideia!